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zmodeler 2.08 editar e criar carros

COMO EDITAR UM CARRO

tutorial basico,naum esta completo,e so para ter uma noção

Primeira coisa, os programas que serão usados:

ZModeler 2.08 (FAZER O DOWNLOAD)

TXD WorkShop 4.0 (FAZER O DOWNLOAD)

Paint ou Photoshop


1º passo: Baixar um carro desbloqueado .Feito isso você vai extrair o dff e o txd do carro numa pasta qualquer. Feito isso, você abre o txd do carro com o TXD WorkShop como na foto



O txd tem todas as textura do carro. O que é textura? São as fotos que marcam o carro como um motor, um painel e assim por diante.Caso não haja textura a peça fica branca, ele da a cor das peças e define o desenho. Logo mostro como texturizar uma peça.
Você abre o txd do carro clicando em open txd, Depois extraia as fotos que esta dentro clicando em Export e logo depois em Export all textures to bitmaps como na imagem abaixo.
Logo isso, ele irá pedir o local onde você quer que salve as imagens, escolha a pasta onde está o dff e o txd do carro.




Agora estamos pronto para abrir no ZModeler.

2º Passo: Abrindo o ZModeler, vá em File e clique na opção Import. Vá até a pasta do carro que quer modificar e ache o arquivo dff. Após seleciona-lo abrirá outras opções novas na parte de baixo, e nao opção Preferable Textures selecione a opção BMP. Após isso abra o arquivo clicando em Open.
Obs: Caso você selecione o dff do carro e a opção Open estiver fechada, significa que este carro está bloqueado e não poderá ser alterado.
O carro abrirá no programa como na imagem abaixo:



Veja que na lateral esquerda tem um painel de controle com algumas opções como na imagem abaixo:
Obs: Siga a legenda que tem abaixo da imagem para cada numero marcado em vermelho na imagem.



1. Serve para juntar duas peças em uma só.
2. Serve para deletar. (É mais facil selecionar e apertar Delete no teclado)
3. Serve para mover as peças para qualquer lado.
4. Serve para girar as peças.
5. Serve para aumentar a peça ou esticar.

Você pode testar cada uma dessas opções, são as mais importantes. As outras vocês vão aprendendo sozinhos com o tempo.

3º Passo: Trocando de Peça

Para começar a editar o carro você tem que começar a editar coisas fáceis ate pegar a prática. Começe trocando uma roda por exemplo.

Exemplo: rodas



No quadrino branco ao lado do nome do carro desabilite a opçao fazendo o carro sumir da área de trabalho. Após isso, você ira fazer o mesmo procedimento que fez para abrir este carro com o outro carro que você quer pergar a roda e ache a roda do carro "wheel_rf_dummy" . Abre ele clicando no + e araste o roda (wheel_rf) ou (Wheel) para fora igual na foto.



Depois vá no nome do carro e aperte o + para deixar normal. Após isso, vc clica com o botao direito em cima do nome do carro que você pegou a roda, vá na opção Edit e clique em Delete deixando só a nova roda aparecendo na área de trablaho. Ache dentro a roda antiga abrindo o carro ali no + e delete. Agora Habilite novamante o quadradinho branco para voltar a aparecer o carro na área de trabalho, você verá seu carro ja com a roda nova. Agora araste a roda que você colocou la para dentro onde estava a antiga roda que você deletou. Pronto ela já ta no carro definitivamente.
Mais e agora a roda fico torta oq eu faço?
E so usar a ferramenta move como na foto abaixo.



Primeira coisa clice em Move quando a peça ficar azul, você pode move-la. Você tem que mover certinho a roda no centro, para explicar melhor tem uns quadradinhos verde (dummiy).
Eles comandam a peça. Se ela não tiver no lugar, ele vai ficar torto então ele que comanda o lugar certo, tipo na foto abaixo. O quadradinho verde tem que ficar certinho no meio da roda.




As Cameras da área de trabalho

No ZModeler, cada quadro onde aparece o carro tem uma opção no canto direito de cima em negrito. Aquela opção corresponde a camera em questão.

3D: Essa camera é apenas para olhar o carro. Como vai/está ficando.
Front: Essa camera é fixa, não se mexe.
Left: Essa camera tambem não se mexe.
Top: Tambem não se mexe.
Back: Não se mexe.
Right: Não se mexe.
Botton: Não se mexe.
User: Serve para texturizar o carro.
Perspective: A melhor em questão. Mexe para qualquer lado igual a 3D e altera as peças tambem.

Agora voltando na roda, bom tudo certo, agora é so exportar o carro.
Va em File e clique na opção Export. Como na foto abaixo terá agumas funções a mais além de exportar como como bloquear o dff.
Siga a legenda da foto logo abaixo dela.



1. Exportar.
2. Escolher onde vai salvar o dff.
3. senpre salve o carro com o mesmo nome orginal, como era savanna salve em savanna.Senão não, da erro no jogo.
4. Escolha a opção GTA San andreas.DFF
5. Em DFF Version selecione San Andreas
6. Ignore esta opção.
7. Clique em Export para finalizar e salvar.

Pronto, O dff está ok. Agora falta acertar o txd se não a roda fica branca.

4º Passo: Remontando o txd.

Abra o txd do carro novamente no TXD WorkShop. Agora vamos adicionar as rodas que você colocou no seu novo carro.

Va na opção Image e clique em New como na imagem a baixo.



Vai abrir um quadro de opções chamado New image. Nela você vai selecionar a opção 32 BPP como na imagem abaixo.



Você vai notar que vai aparecer uma nova imagem (32 BPP) junto das imagens do txd (numero 2 da imagem abaixo). Selecione ela e clique lá em cima na opção Import (numero 1 da imagem abaixo).
Após isso vá na pasta do carro onde você pegou a roda nova e pegue a textura da roda (numero 4 da imagem abaixo). Marque bem o nome da textura, se possivel, copie este nome (numero 6 da imagem abaixo).
Depois clique em abrir. Você ira notar que a textura que você importou substituiu a imagem do 32 BPP que havia ali.



Dê dois cliques na nova textura (numero 1 da imagem abaixo). Vai abrir uma caixa de texto chamada Image Proprties. Na opção Name, cole o nome da textura que você copiou (numero 2 da imagem abaixo), marque a opção Compressed e dê OK (numero 3 e 4 da imagem abaixo)
Feito isto é só salvar o txd clicando na opção Save TXD (numero 5 da imagem abaixo) e pronto!



Agora seu carro está pronto para ser instalado no jogo! Bom jogo.

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